Menino de apenas 6 anos, é o mais jovem especialista em TI, certificado pela Microsoft.


Ayan Qureshi, já é um profissional certificado pela Microsoft. Depois de ter passado no exame da gigante em tecnologia, quando tinha apenas cinco anos de idade.
Ayan, agora com seis anos, cujo pai é um consultor de TI, criou sua própria rede de computadores em casa.
Ele disse à BBC que achou o exame difícil, mas agradável, e espera a criação de um centro de tecnologia um dia sediada no Reino Unido.
"O desafio mais difícil foi explicar a linguagem do teste para um menino de apenas cinco anos de idade. Mas ele pode compreendê-lo, pois tem memória muito boa", explicou o pai de Ayan Asim.
O pai do menino passou a expô-lo aos computadores quando tinha apenas três anos de idade. Ele deixava o menino desmontar seus computadores antigos, para que ele pudesse conhecer as partes internas do computador, como discos rígidos e placas-mãe.
"Eu observei que tudo que lhe explicava no dia anterior podia ser lembrado por ele sem muita dificuldade, foi a partir daí então que comecei a alimentá-lo com mais informações", explicou.
"Muita informação tecnológica nesta idade pode causar um efeito negativo, mas no caso de Ayan, sua memória fez disso uma oportunidade."
Ayan tem seu próprio laboratório de informática em casa em Coventry, Reino Unido, contendo uma rede de computadores que ele mesmo construiu.
Ele passa cerca de duas horas por dia aprendendo sobre o sistemas operacionais e como instalar novos aplicativos para pc’s.
Quando o menino chegou a fazer o exame da Microsoft, os pedagogos estavam preocupados que ele seria muito jovem para ser candidato.
Seu pai assegurou-lhes que Ayan não teria nenhum problema em fazer as provas.
O teste é geralmente feito por pessoas que querem se tornar técnicos em TI.
A família se mudou do Paquistão para a Inglaterra em 2009.
"Estou muito feliz e muito orgulhosa! Eu não quero vê-lo estabelecer um novo recorde mundial todos os dias. Mas eu quero que ele faça o melhor para sua vida", disse a mãe.
Ayan diz que espera lançar um centro de TI no Reino Unido semelhante ao do Vale do Silício na América, que pretende chamar E-Valley.

Ele também quer abrir a sua própria empresa.

Fonte: BBC
Tradução: Google Translator

Compartilhe!

Leia outras notícias