Ministério da Saúde alerta sobre o risco de reação alérgica da vacina tríplice viral em crianças com intolerância à lactose.



Vinte e oito crianças tiveram reações alérgicas depois de tomarem a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Por isso, o Ministério da Saúde recomendou que meninas e meninos com alergia à proteína de leite de vaca não devem tomar a vacina tríplice.

Ela é fornecida por um laboratório da Índia. Segundo o Ministério, na bula, não há contraindicação para alérgicos. Mas, na vacina, foi detectada a presença de um produto que pode causar reações.


Uma nota técnica foi enviada, nesta quarta-feira (19) orientando as secretarias estaduais de saúde. De acordo com o Ministério, cada secretaria tem autonomia para manter ou restringir ainda mais a aplicação da tríplice viral.



No Distrito Federal, a vigilância epidemiológica decidiu não vacinar as crianças que sofrem de intolerância à lactose, que é o açúcar do leite.



E no estado Amazonas, ninguém está sendo imunizado contra sarampo.



O Ministério da Saúde garante que todos os menores de 5 anos que não tomarem a dose agora, durante a campanha, vão receber a tríplice futuramente.



A vacinação contra a poliomielite continua normalmente em todo o país, sem restrições. A campanha termina no próximo dia 28.


Fonte: EBC

Compartilhe!

Leia outras notícias