O trem, modelo Alvia 730, de alta velocidade que fazia ligação de Madri a Ferrol, na espanha, descarrilhou próximo a entrada da estação, de Santiago de Compostela, na Galiza, por volta das 19:45 h, do dia 24 de julho.
O trem chegava a uma velocidade máxima de 240 km/h, tinha capacidade para 264 passageiros e pesava cerca de 350 toneladas. Era composto por duas máquinas e oito vagões.
Ao passar pelo interior do túnel Marrozos, o primeiro sensor acusa a velocidade a cima da máxima permitida, cerca de 190 km/h.
Ao passar pelo segundo sensor o condutor recebe no interior da cabine um aviso a respeito de uma curva logo à frente, e sobre a obrigatoriedade de reduzir a velocidade para 80 km/h.
A quase quatro kilômetros da estação, na curva Agrandeira, na periferia da cidade, no bairro angrois, o trem descarrilhou a uma velocidade de 190 km/h. Os vagões se chocaram contra um muro de concreto. O impacto foi tão forte, que um dos vagões voa a uma altura de cinco metros e cai numa área residencial.
A população local e as equipes de resgate iniciaram imediatamente o resgate das vítimas. Foi providenciado geradores de energia e muitos moradores ligaram os faróis de seus veículos e iluminaram o local.
Saldo:
78 mortes e 160 feridos, sendo 31 em estado grave.
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