Menino que fumava desde os 2 anos, muda rotina insalubre para perder peso.

Menino que fumava desde os 2 anos, muda rotina insalubre para perder peso.

Com apenas dois anos de idade, o pequeno Aldi Rizal, de Sumatra, na Indonésia, chocou o mundo ao ser fotografado fumando cigarro. Agora, aos cinco anos e ex-fumante, o menino adquiriu um novo vício: comer.

Aldi tornou-se sensação da mídia internacional ao ser descoberto, em uma aldeia, fumando cigarro enquanto andava de triciclo. Por causa disso, houve um protesto na região levando o governo indonésio a lançar uma campanha para combater o vício do cigarro entre crianças e a organizar um tratamento de reabilitação especial.


O menino foi levado para Jacarta para iniciar sessões de terapia durante duas semanas, já que ele chegava a fumar 40 cigarros em um único dia. No tratamento, Aldi recebeu apoio de psiquiatras. Já sua mãe, Diane, o mantinha ocupado com brincadeiras e o ensinava sobre os perigos do tabagismo. Com ajuda da família e de especialistas, o menino, aos poucos, conseguiu ficar longe do cigarro.   


— Há pessoas que ainda oferecem cigarro ao meu filho, mas ele diz não. Argumenta a mãe do menino.

No entanto, a nova preocupação de Diane é em relação ao peso de Aldi. Depois que ele parou de fumar, a vontade de comer aumentou muito.

— Agora que ele não fuma mais, porem é difícil impedi-lo de comer. 


Para reverter esse quadro, a mãe resolveu levar Aldi a uma nutricionista para avaliação e indicação de uma dieta saudável que o faça comer equilibradamente e perder peso.

— Vai ser um pouco difícil de a mãe controlá-lo. Será necessária a cooperação de toda a família.

Para o pediatra William Nawawi, adquirir o hábito de fumar cedo demais pode ter contribuído no aumento de peso. 

— A nicotina pode alterar o sistema endócrino. Isso pode provocar certa resistência à insulina. Como o sangue não será capaz de quebrar a glicose, isso faz com que Aldi ganhe peso cada vez mais.

Depois do tratamento intensivo contra o cigarro, Aldi entrou em uma dieta rigorosa, à base de frutas e verduras frescas em porções menores. Os médicos esperam que o menino perca por volta de 6 kg.


Acredita-se que um terço das crianças na Indonésia adquiriram o hábito de fumar antes dos dez anos. No momento, o governo do país investe em campanhas e tratamentos para acabar com este problema.


 Vejam os resultados depois do acompanhamento dos médicos e nutricionistas.



Fonte: R7

Compartilhe!

Leia outras notícias